A Fundação Futuro Brasil para a criança e o adolescente é a materialização do ideal de seu presidente, Reinaldo Ferreira Cabral que, preocupado agravamento dos problemas sociais ocasionados pelo aumento da inserção de crianças no mundo da criminalidade e do tráfico de drogas, da gravidez precoce, do abandono e da falta de perspectiva de um futuro melhor, reuniu um grupo de pessoas amigas, para arquitetar a formação de uma instituição, que tivesse como visão principal e meta o desenvolvimento e manutenção  de projetos sociais que pudessem proporcionar a reversão deste quadro.

Assim, foi criada a FFB cuja missão precípua é cuidar e ajudar crianças e adolescentes que vivem em situações de risco social na comunidade de Santos Dumont-MG, de forma a alcançar melhoria na qualidade de vida e a desenvolver a cidadania em sua plenitude; que tenham condições para desenvolver suas potencialidades, que valorizem suas identidades e melhorem a autoestima.

A instituição existe como pessoa jurídica desde 2002 e já é reconhecida como de utilidade pública pelos governos Federal, Estadual e Municipal de Santos Dumont, Minas Gerais.

       Dos objetivos, missão e valores da Organização

A Fundação Futuro Brasil para a criança e o adolescente é uma sociedade civil sem fins lucrativos, livre de quaisquer preconceitos ou discriminações, seja de etnia, de opção sexual, de credo religioso de ideologia ou de nacionalidade, quer em suas atividades e objetivos sociais, quer entre os componentes de seu quadro de diretoria e parcerias.

A FFB tem por objetivos dar apoio à criança e ao adolescente carente, bem como aos seus familiares no que tange a orientação educacional, recreação educativa, esporte e lazer, acompanhamento ambulatorial pediátrico, orientação sobre planejamento e convívio familiar, doenças sexualmente transmissíveis e, ainda, orientação quanto a não utilização de drogas.

       Do orçamento e recursos da Instituição

O orçamento da FFB é fruto de doações ou contribuições individuais de pessoas físicas e jurídicas através das deduções do Imposto de Renda e Leis de Incentivo. O valor de seu orçamento anual para cobrir despesas com os projetos já atendidos varia de ano para ano, já que depende de doações voluntárias e de recursos destinados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – de Santos Dumont/MG e das Leis de Incentivo a Entidades do Terceiro Setor.

Em 2012, com os recursos repassados, adquiriu-se a Sede Administrativa da Fundação, o que possibilitou a criação do primeiro Núcleo de Atendimento, onde foram implantadas salas de música, salas de dança e salas de aula de reforço escolar. Este investimento proporcionou o aumento do número de alunos para 460 (quatrocentos e sessenta) crianças.

Em 2013, com o projeto aprovado pelo CMDCA foi ultrapassada a marca de 500 (quinhentas) matrículas e, agora, com os investimentos na construção, ampliação e modernização do espaço físico do Núcleo administrativo II situado na Rua 13 de Maio, 340 – Centro em Santos Dumont MG, são ofertadas aulas de boxe, capoeira e dança.

Em março de 2015, graças à habilitação junto ao órgão e o repasse de valores oriundos das verbas de prestação pecuniária feito pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ampliou-se o número de alunos atendidos através de aulas de dança e de música em mais 310 (trezentas e dez), o que ratifica o desejo e a meta de continuar aumentando o número de alunos assistidos, vez que isto impacta diretamente no fortalecimento vínculos familiares, bem como no rendimento escolar no Ensino Regular das crianças e adolescentes vinculadas à Instituição.

Para 2016 a Fundação Futuro Brasil com a continuidade do aporte de recursos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e do CMDCA possibilitou-se a condução  dos projetos sociais e ainda uma pequena ampliação nas atividades – o que considerando o cenário nacional atual é grande avanço –  no sentido de apoiar projetos menores na área de esporte, mormente escolinhas de futebol.